Como você reage a um elogio?
Como você reage a um elogio?
Como você reage a um elogio?
Autoconhecimento

Como você reage a um elogio?

Psicóloga Jóice Bruxel
escrito por
Jóice Bruxel
5 min de leitura
Tudo o que você precisa saber sobre Psicoterapia [GUIA COMPLETO 2018] → Psicóloga Jóice Bruxel

Baixe agora o Guia Completo Sobre Psicoterapia [2018]!

Claro, objetivo e no formato de perguntas e respostas.
O e-book é gratuito e baixando AGORA você ganha um bônus especial!

Baixar e-book grátis!


Olá! Que bom que você está aqui! Obrigada pela sua presença! E sim, eu sabia que você viria! Mais cedo ou mais tarde. Sim, você! Você mesmo!

Sabia que você é uma pessoa incrível, cheia de qualidades e dons? Sabia que o seu sorriso é capaz de alegrar uma multidão de pessoas rabugentas em plena segunda de manhã? Sabia que os seus olhos e o seu olhar, são capazes de transmitir uma mensagem que pode salvar os dias (ou vidas) alheios? Sabia que o seu abraço é tudo o que alguém no mundo precisa, para ter força e coragem de seguir em frente?

Você deve estar se perguntando como eu sei quem você é. E se queres saber a verdade, eu não sei. Mas sei que você merece muitos elogios, porque você com certeza têm muitas virtudes e muita garra, para estar aqui e conseguir permanecer neste mundo.

Como você se sente agora, sabendo que você é especial e que assim como eu, existem outras pessoas gratas pela sua existência? Você consegue lidar com a importância de ser você mesmo?

mulher sorriso batom vermelho

Pare de se menosprezar e assuma as suas qualidades!

Eu gosto de elogiar as pessoas, tenho o hábito de ressaltar as qualidades e pontos positivos de cada pessoa com a qual eu convivo. E foi isso que me fez escrever este texto: a reação da grande maioria delas.

Muitas pessoas não sabem receber um elogio. Não sabem o que fazer com ele. Não sabem como agir, ficam “sem jeito”, e muitas vezes, respondem automaticamente com algo que possa a vir a menosprezá-las.

Talvez seja pelo fato de vivermos em um mundo que tenta, o tempo todo, nos colocar para baixo, esfregando na nossa cara o quanto não somos tão bonitos, tão alegres, tão fabulosos, tão inteligentes, tão bem sucedidos quanto deveríamos ser. Talvez seja por sermos autocríticos demais, ou simplesmente porque exista uma falsa humildade em nos menosprezarmos.

Muitas pessoas estranham quando alguém, ao receber um elogio, aceita e concorda com a pessoa que o elogiou, reconhecendo um ponto positivo, alguma característica, ou alguma qualidade sua.

E assim como existe uma falsa humildade no menosprezo de si mesmo, também existe uma falsa arrogância no reconhecimento de suas qualidades.

Reconhecer que você é bom em algo não te faz arrogante, te faz vitorioso. Faz valer todo o sacrifício, todo o esforço e toda a luta.

Reconhecer que você tem características físicas que são atraentes e bonitas, não faz você se sentir a Gisele Bündchen ou o David Beckham, apenas mostra que você reconhece a sua beleza particular, que você consegue se olhar com olhos amorosos e que apesar de não ser a miss ou o mister universo, você tem o seu charme. A sua beleza.  As suas características positivas e bonitas (principalmente para os seus olhos, e do seu ângulo).

menino lindo

Lembro de um episódio, em alguém disse que os meus olhos eram bonitos. O elogio foi este: “você, tem  olhos muito bonitos, sabia? Um dos mais lindos que eu já vi”. Eu agradeci o elogio e respondi com sinceridade, dizendo: “Sim, sabia. Eles são mesmo. Obrigada.” A pessoa arregalou os olhos e fez uma cara estranha, quase uma careta, e me chamou de “convencida”. Eu levei na brincadeira e disse: “me convenceram”.

Lembro de ter me questionado neste dia, se agi de maneira feia ou se de alguma forma, fui arrogante. Cheguei à conclusão de que não, não fui (embora eu acredite que a outra pessoa tenha julgado de tal maneira, pela sua reação).

Seria hipocrisia eu dizer que não concordo, porque sim, eu também acho os meus olhos lindos. Também seria hipocrisia eu fingir estar surpresa, porque eu ouço isso praticamente todos os dias da minha vida. De pessoas diferentes. E então, das alternativas que eu tinha, assumir a beleza dos meus olhos, foi a única hipótese não hipócrita.

Assuma as suas qualidades! Se veja com amor e admiração. Receba os elogios de uma forma carinhosa e regozija o teu coração! Você é responsável por suas qualidades! Você tem muito valor!

Elogie mais! Reconheça o valor do outro!

Quantos elogios sinceros você recebe e quantas críticas? Você já parou para contabilizar? Em casa, com os amigos, no trabalho?

Se você é como a maioria de nós, humanos, também recebe mais críticas do que elogios (seja direta ou indiretamente).

Alguma vez você já teve aquela sensação, de que quando você faz tudo certo ninguém vê e reconhece, mas quando você faz uma uma única coisa errada, por mais que seja um erro banal, o mundo inteiro cai sobre você? Eu já. Muitas vezes.

casal na neve

O fato é que não temos e nunca teremos controle sobre o outro. Mas podemos começar modificando a nós mesmos. Em como nos sentimos sobre nós mesmos, no quanto reconhecemos as nossas qualidades (sem nos prender sempre aos nossos defeitos), e também no nosso olhar e no que valorizamos em nós mesmos no outro.

Quantas vezes você reconhece o valor do outro, ao invés de enxergar somente os seus erros ou os seus defeitos? Quantas vezes você elogia e foca nas coisas boas, ao invés de só criticar e destacar os pontos negativos e defeitos?

Reconhecer o valor do outro implica em ser alguém de valor!

Pessoas que só julgam e despejam a sua frustração sobre o outro, com enxurradas de críticas e descontentamentos, provavelmente não estão bem consigo mesmas. Menosprezar o outro pode demonstrar inveja, insegurança, e até falta de amor próprio, inclusive.

O sucesso do outro não pode ser um insulto pessoal, nós precisamos reconhecer valor alheio, sem que isso interfira em nosso próprio ego e sem que façamos comparações absurdas e nos sintamos ameaçados por isso.

Nós vemos no outro o que já existe em nós. Se você é uma pessoa com um olhar feio, a feiura está em você, nos seus olhos e no seu coração.  Veja a beleza e torne-se belo. Espalhe beleza por onde você passa!

Elogie mais!

P.S.: Alguém já disse que você é especial, hoje? <3

Jóice Bruxel
Psicóloga CRP-08/25350
Gostaria de agendar uma consulta?

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Quero agendar uma consulta!