Autoconhecimento

O autoconhecimento implica, como o próprio nome já diz, em conhecer-se a si mesmo.

Ou seja, o autoconhecimento consiste na capacidade de percebermos e agirmos sobre tudo o que necessitamos ou queremos modificar e transformar em nós mesmos.

É também através do autoconhecimento que chegamos a conclusões e obtemos respostas e entendimentos mais profundos sobre nós mesmos, sobre a nossa vida, nossas escolhas, nossas preferências, gostos, comportamentos, pensamentos, sentimentos, etc.

É a partir da nossa percepção, identificação e entendimento sobre nós mesmos, que conseguimos evoluir, ressignificar e transformar.

A psicologia surge neste cenário, como um facilitador do autoconhecimento.

Se você deseja se conhecer melhor e quer ter uma melhor compreensão de si mesmo, a psicoterapia pode ser uma grande aliada!

Nesta categoria você encontra textos sobre autoconhecimento e autorreflexões, que possuem a intenção de tirar você da zona de conforto e a refletir sobre si mesmo.

Quem é você? Você é ou você está? Por quê?

mulher em busca de autoconhecimento

Confira os textos mais lidos desta categoria:

Quando o espelho machuca – e porque muitos lucram com a sua baixa autoestima – Este texto é uma reflexão, que suscita o autoconhecimento e traz uma crítica sobre um padrão de beleza totalmente equivocado, que foi criado, pregado e reforçado para que você se sinta constantemente insatisfeito em relação a si mesmo.

Leia e descubra porque muitos lucram com a sua baixa autoestima e porque em um mundo que tenta te colocar pra baixo, o tempo todo, gostar de si mesmo é um ato de revolução.

A sua imagem é muito mais do que a sua aparência!

P.S.: Se você não consegue lidar com a sua aparência, se sentiu desconfortável lendo este texto ou simplesmente está em busca de autoconhecimento, busque psicoterapia!

Não reprima os seus sentimentos – chorar é para os fortes! – Você sabia que chorar pode ter efeitos analgésicos, pois o choro libera oxitocina, adrenalina e noradrenalina, que são hormônios responsáveis pelo bem estar?

Sabia que após chorar, provavelmente você se sentirá melhor, menos ansioso e relaxado?

Chorar faz bem, alivia a tensão e o estresse, e também liberta de pesos e sentimentos pesados e desnecessários.

Chorar, ao contrário do que muitos pensam, não tem nada a ver com fraqueza. Ao contrário, chorar é para os fortes!

Se você é um chorão de carteirinha, você irá se identificar com este texto.

Se você tem dificuldades de expressar suas emoções e lidar com o seus sentimentos, a psicoterapia pode te ajudar e pode ser importante para o seu processo de autoconhecimento e encontro consigo mesmo.

Como você reage a um elogio? – Este texto surgiu de uma observação minha sobre a reação das pessoas ao serem elogiadas.

A constatação dos resultados da minha observação, foi que a maioria das pessoas não sabe receber um elogio, não sabe o que fazer com ele, como agir ou reagir.

Muitas pessoas, inclusive, após receber um elogio, menosprezam a si mesmas.

Pude compreender que existe uma falsa humildade no menosprezo de si mesmo, assim com também existe uma falsa arrogância no reconhecimento de suas qualidades.

Quer saber mais?  Leia o texto e me conte: como VOCÊ reage a um elogio?

Artigos sobre Autoconhecimento

Quero agendar uma consulta!