Terapia de Casal em Curitiba
Terapia de Casal em Curitiba

Terapia de Casal em Curitiba

Seu relacionamento está em crise? Eu posso lhe ajudar!

O que é terapia de casal?

A Terapia de Casal é uma modalidade de atendimento clínico que atua na promoção de uma melhor dinâmica conjugal e qualidade de vida ao casal, e requer a vontade e a disponibilidade de ambos. O foco da Terapia de Casal é a interação e a resolução de conflitos. Por ser um momento e em um espaço apropriado, através do direcionamento e técnicas de intervenção, o psicólogo possibilita um espaço para uma comunicação mais assertiva e reflexiva, promovendo assim também, o alinhamento das expectativas.

Por que preciso de terapia de casal?

A maioria dos casais passa por dificuldades e conflitos ao longo da vida, e são nestes momentos de crise em que a terapia de casal é mais indicada e mais procurada. Sendo que a terapia de casal visa proporcionar o entendimento e a compreensão dos parceiros quanto aos problemas, dificuldades e necessidades do outro, ela também serve de auxílio na busca de novos entendimentos e perspectivas. Desta forma, você não precisa esperar um momento de crise para buscar um psicólogo.

Informe seus dados abaixo
e entrarei em contato com você!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Terapia de Casal em Curitiba

Quais os principais motivos para fazer terapia de casal?

Conflitos sexuais (diferença de frequência e resposta sexual requerida, dificuldade no equilíbrio das necessidades e preferências sexuais de ambos), transtornos sexuais (ejaculação precoce, dificuldade de ereção), transições e mudanças no ciclo de vida (nascimento dos filhos, aposentadoria, adoecimento, adolescência dos filhos, perda do emprego, instabilidade e crise financeira).
A Terapia de Casal também pode auxiliar no fortalecimento de vínculos e é indicada para uma melhora do relacionamento, de uma forma geral.

7 min de leitura

O que é terapia de casal?

A Terapia de Casal ou Terapia Conjugal é uma modalidade de atendimento clínico que atua na promoção de uma melhor dinâmica conjugal e qualidade de vida ao casal.

Ambos os parceiros participam da Terapia de Casal, que tem como foco a interação e resolução de conflitos.

Por ser um momento e em um espaço apropriado para isso, a Terapia de Casal possibilita uma comunicação mais reflexiva e assertiva e também o entendimento e alinhamento das expectativas.

O psicoterapeuta auxilia os parceiros na identificação e compreensão de conflitos e dificuldades dentro da relação e também na determinação de prioridades e mudanças desejadas, sejam elas enquanto casal ou indivíduo.

Muitas vezes, por estarem inseridas em uma relação conflituosa, sob fortes emoções e confusões sentimentais, as pessoas não conseguem tomar decisões, modificar comportamentos, e muitas vezes, nem enxergá-los com clareza.

O psicoterapeuta, neste caso, exerce um papel intermediário, em que possibilita uma ampliação do diálogo e da visão de ambos, os tornando cientes dos pontos de conflitos e comportamentos destrutivos daquela relação, para então, tentar modificá-los, ou simplesmente, excluí-los.

relacionamento em crise na terapia de casal

A Terapia de Casal é um processo em conjunto, ou seja, requer a disposição e vontade dos dois parceiros. Se um dos parceiros se recusa a fazer Terapia de Casal, o mais indicado é que o outro, caso sinta a necessidade, opte pela psicoterapia individual.

Quando a Terapia de Casal é indicada?

A Terapia de Casal é indicada quando o relacionamento conjugal está passando por dificuldades ou conflitos, quando o casal já não consegue mais se ouvir e/ou se compreender, quando há falta ou dificuldade de comunicação.

Também é recomendada quando existe uma sensação de incompreensão de ambas as partes, distanciamento ou estranheza do outro, e quando outros fatores da vida acabam sendo prejudicados por causa da relação.

A Terapia de Casal visa proporcionar o entendimento dos parceiros quanto à compreensão dos problemas e dificuldades, auxiliando na busca de novos entendimentos e novas perspectivas.

Quais os benefícios da Terapia de Casal?

São alguns benefícios da Terapia de Casal:

  • Melhora da vida sexual;
  • Mudança de padrões comportamentais que acarretam brigas e discórdia;
  • Identificação e resolução de conflitos;
  • Compreensão das necessidades do outro;
  • Melhora da comunicação;
  • Melhora da qualidade do relacionamento e satisfação conjugal;
  • Identificação de sentimentos presentes na relação;
  • Reestruturação de padrões de pensamentos disfuncionais e prejudiciais;
  • Avaliação de crenças quanto ao relacionamento e alinhamento de expectativas e necessidades;
  • Equilíbrio das diferenças;
  • Resgate do prazer na relação;
  • Enfrentamento ou superação da infidelidade ou traição.

casal na primeira consulta da terapia de casal

Quais os motivos mais comuns que levam o casal a buscar a Terapia de Casal?

Dificuldades sexuais

É natural que após um longo tempo de convívio e relacionamento, alguns casais se sintam desgastados sexualmente ou que o sexo “caia na rotina”.

Muitos casais sentem falta do sexo do início do relacionamento e se sentem incapazes de “reacender a chama do desejo”, permanecendo, muitas vezes, acomodados em suas próprias frustrações e descontentamentos.

Alguns casais podem se sentir insatisfeitos, por questões pessoais ou por questões do casal, em si.

Conflitos sexuais comuns:

  • Diferença de frequência e resposta sexual requerida;
  • Transtornos sexuais (ejaculação precoce, dificuldade de ereção, etc.);
  • Dificuldade em equilibrar as necessidades e preferências sexuais de ambos.

Dificuldades em outras áreas do relacionamento também podem afetar a vida sexual. Conflitos não resolvidos, pendências, brigas constantes, podem levar a uma queda do desejo sexual.

A Terapia de Casal auxilia o casal na compreensão da causa das dificuldades e na busca de soluções para um relacionamento sexual mais satisfatório e prazeroso para ambos.

conflitos sexuais na terapia de casal

Transições e Ciclos de Vida

Ao longo dos anos, os casais passam por diversas fases e várias mudanças que requerem ajustes em seu modo de ser/estar/agir.

Essas mudanças se relacionam a eventos, como por exemplo: nascimento dos filhos, filhos adolescentes, saída dos filhos de casa, mudança de emprego, aposentadoria, etc.

Como toda mudança inicialmente causa desconforto e requer ajustes, na dinâmica familiar não é diferente. Quando as mudanças não são bem administradas elas podem gerar conflitos, crises e desentendimentos.

A Terapia de Casal ajuda a enfrentar estes momentos, assim como a pensar sob novas perspectivas.

A Terapia de Casal também ajuda a fortalecer o vínculo do casal, para que estes possam enfrentar juntos e de forma sadia e natural, as transições e ciclos de vida.

Exemplos de transições e ciclos de vida:

Nascimento do primeiro filho

Com o nascimento do primeiro filho, a dinâmica familiar muda drasticamente e exige uma nova reconfiguração familiar.

O tempo livre do casal é reduzido e estes passam a exercer novos papéis, que requerem ajustes e aprendizados.

A diminuição do tempo exclusivamente do casal reflete na vida sexual e no entrosamento.

Filhos adolescentes

Um filho adolescente gera novamente, uma nova reconfiguração familiar. Filhos adolescentes precisam de limites e os pais, por sua vez, precisam conseguir equilibrar flexibilidade com firmeza.

Os pais precisam proteger os filhos, mas não podem superproteger. Os filhos precisam de autonomia e os pais precisam dar espaço para que estes se desenvolvam e trilhem o seu próprio caminho.

Os pais precisam se adaptar à independência parcial e crescente dos filhos.

Conforme o filho vai crescendo mais e consequentemente, se tornando mais independente, o relacionamento começa a focar novamente, mais no casal.

A Terapia de Casal pode auxiliar o casal/os pais neste momento da vida.

casal com filho adolescente na terapia de casal

Saída dos filhos de casa – Síndrome do Ninho Vazio

Quando um filho sai de casa, seja porque casou, porque decidiu morar sozinho ou porque foi estudar do outro lado do mundo, ele deixa um “buraco” naquele espaço. O que antes era preenchido com a sua presença, agora se torna um vazio, uma falta.

Apesar de ser um ciclo natural da vida, muitos casais podem ter dificuldades para lidar com essa mudança. Há pais (talvez a maioria), que nunca estão verdadeiramente prontos para se separar de seus filhos. E há outros que já nem lembram como é a vida sem eles por perto.

A Síndrome do Ninho vazio é caracterizada por um sentimento de solidão, tristeza, ansiedade, vazio, irritação, que muitos pais sentem com a saída dos filhos de casa.

Com o ninho vazio, muitos problemas conjugais que antes estavam adormecidos, ficam mais expostos para o outro.

Há um agravante quando os cônjuges se dedicaram somente para os filhos, e deixaram um ao outro de lado, deixando em segundo plano suas necessidades e vida a dois.

A Terapia de Casal pode auxiliar no fortalecimento do vínculo do casal.

É necessário resgatar coisas que talvez tenham sido, muitas vezes, deixadas em segundo plano. Como por exemplo: o cuidado um com o outro, a parceria, o apoio, a compreensão, a paciência e o afeto.

Este é um bom momento para que o casal se redescubra, se reinvente e desfrute de bons momentos juntos.

A separação entre pais e filhos é um momento de novas configurações e de grandes desafios para ambas as partes. Apesar de não ser um momento fácil, deve ser um momento alegre.

Caso o processo seja doloroso demais para alguma das partes e cause uma tristeza profunda, ou em alguns casos, até depressão, além da Terapia de Casal para os pais, a psicoterapia é uma boa opção para resolver questões individuais e pessoais.

Qual o papel do psicoterapeuta na Terapia Casal?

O papel do psicoterapeuta, na Terapia de Casal, é identificar pontos de conflitos e auxiliar casais na compreensão sobre o que não está funcionando na relação.

Através do conhecimento técnico e de uma visão externa e neutra, o terapeuta de casais auxilia na criação de estratégias para a solução de conflitos e recuperação da harmonia do relacionamento.

Muitos casais perdem a clareza e a capacidade de diálogo, por estarem inseridos em uma relação e em um momento conflituoso. O psicoterapeuta então, atua como um mediador, que facilita a comunicação entre os dois.

casal tentando salvar o casamento na terapia de casal

A Terapia de Casal pode salvar ou destruir o meu relacionamento?

O trabalho do psicoterapeuta, na Terapia de Casal, visa buscar o melhor desfecho possível para a relação conjugal.

Nesta direção, a Terapia de Casal tenta recuperar o que já está comprometido e a fortalecer laços e vínculos, com a finalidade de possibilitar que o casal volte a viver feliz juntos.

Porém, em alguns casos específicos, como por exemplo, quando existem mágoas irreparáveis, ou quando há total perda de confiança devido a históricos que levaram a isso, não existe mais a possibilidade de recuperar a saúde da relação.

Por vezes, o desgaste é tão grande, que muitos preferem e entendem como saudável, o rompimento da relação.

O terapeuta não define, em hipótese alguma, quando um casal deve ficar junto ou quando deve se separar, porém ele incita a reflexão do próprio casal sobre o relacionamento e sua direção.

A decisão sempre é do casal. Tanto a de ficar junto, quanto por optar pela separação. O psicólogo nunca influencia nas respostas, ele somente guia a conversa e direciona as perguntas.

Caso o casal opte pela separação, a Terapia de Casal também pode auxiliar para que este processo seja o menos doloroso possível, para ambos.

Jóice Bruxel
Psicóloga CRP-08/25350
Gostaria de agendar uma consulta?

Você tem alguma dúvida?

Quero agendar uma consulta!