Terapia Online
Terapia Online

Terapia Online

Fale com a Psicóloga Jóice Bruxel de qualquer lugar do mundo!

O que é terapia online?

O atendimento psicológico online (ou orientação psicológica online) é uma modalidade de atendimento pontual, breve e focal. É indicado para pacientes que queiram trabalhar demandas pontuais sobre questões emocionais, vida pessoal, familiar e relacionamentos em geral, de uma forma menos aprofundada do que na psicoterapia. O atendimento psicológico online não é indicado para casos graves e não substitui a psicoterapia.

Por que preciso fazer terapia online?

Todos nós precisamos de ajuda e auxílio, em algum momento da vida. Você não precisa dar conta de tudo, o tempo todo. Através do atendimento online você pode trabalhar questões pontuais e breves no conforto e praticidade da sua casa, do escritório ou até do outro lado do mundo. Eu, como psicóloga, posso lhe auxiliar em questões e dificuldades particulares. E você só precisa de um aparelho eletrônico com acesso à internet!

Agende sua consulta online
através do Zenklub agora mesmo!

Terapia Online

Quais os principais motivos para fazer terapia online?

Insegurança, medos, fobias, questões relacionadas à autoestima e autoimagem, ansiedade, depressão, perdas e luto, dificuldade de relacionamentos (social, amoroso e familiar), rompimentos amorosos e de vínculos, timidez, insatisfação pessoal e profissional, dificuldade em lidar com o passado/presente/futuro, autoconhecimento, dificuldade de posicionamento e postura, dúvidas sobre qual carreira seguir, dificuldade de aceitação, dificuldade de adaptação a mudanças.

2 min de leitura

Existe psicoterapia online?

Na verdade, não existe psicoterapia online. O que existe é uma modalidade de atendimento psicológico online, que é chamada de orientação psicológica online.

A orientação psicológica online não é terapia online e não substitui o atendimento presencial.

O atendimento psicológico online é uma modalidade de atendimento  pontual, com foco e tempo determinados.

Para quem é indicada o atendimento psicológico online?

O atendimento psicológico online é indicado para pacientes que queiram trabalhar demandas pontuais sobre questões emocionais, vida pessoal, familiar e relacionamentos em geral, de uma forma menos aprofundada do que na psicoterapia.

São demandas comuns no atendimento psicológico online:

Como funciona o atendimento psicológico online?

É determinado que o atendimento psicológico online seja focal e breve, e aborde temas e questões pontuais.

Por ser um atendimento breve, é delimitado o máximo de 20 sessões. Cada sessão tem a duração média de 50 minutos.

É necessário que você tenha acesso a algum meio de comunicação à distância. Os atendimentos podem ser feitos através de Skype, WhatsApp, etc.

Benefícios do atendimento psicológico online

  • Horários flexíveis: Se o seu tempo é bastante limitado, o atendimento online pode ser a melhor opção. As opções de horários costumam ser mais flexíveis, além de possibilitar horários alternativos de atendimento, como antes ou depois do trabalho, na hora do intervalo, etc.
  • Menor valor de investimento financeiro e tempo: Você não precisa sair de casa para ser atendido. Desta forma você economiza o valor do transporte e também o tempo de deslocamento.
  • Praticidade: Você pode ser atendido de qualquer lugar que tenha acesso à internet. Seja na sua casa, no escritório, ou em qualquer local de sua preferência.  Vai viajar? O atendimento psicológico online pode te acompanhar, independe de onde você esteja!

homem chorando no atendimento psicológico online breve e focal

Para quem não é indicado o atendimento psicológico online?

O atendimento psicológico online não é indicado para tratar distúrbios psicológicos graves e para pacientes emocionalmente muito instáveis e descontrolados.

Nestes casos, o adequado é o atendimento presencial.

Ética Profissional

É importante ressaltar que assim como na psicoterapia, no atendimento online o sigilo é imprescindível.

As informações recebidas são sigilosas e nunca serão compartilhadas com outras pessoas.

Medidas e precauções

Se tratando de tecnologia, não é possível garantir a segurança 100%, pela vulnerabilidade dos meios eletrônicos e meios de comunicação.

Assim como o psicólogo precisa utilizar recursos para a segurança das informações, como o uso de antivírus, atualização de firewalls e proteção com senhas, o paciente também precisa tomar algumas medidas preventivas, como por exemplo:

– evitar uso de computadores públicos;

– manter o computador protegido com antivírus;

-apagar o histórico das conversas, caso o computador seja compartilhado ou de acesso a terceiros.

Regulamentação do atendimento psicológico online

O atendimento psicológico online é regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia CFP, através da Resolução nº 11/1012.

Os psicólogos online praticantes desta modalidade de atendimento devem obedecer ao Código de Ética do Psicólogo.

Jóice Bruxel
Psicóloga CRP-08/25350
Gostaria de agendar uma consulta?

Você tem alguma dúvida?

Quero agendar uma consulta!