Você precisa aprender a dizer NÃO!
Você precisa aprender a dizer NÃO!
Você precisa aprender a dizer NÃO!
Comportamento

Você precisa aprender a dizer NÃO!

Psicóloga Jóice Bruxel
escrito por
Jóice Bruxel
3 min de leitura
Tudo o que você precisa saber sobre Psicoterapia [GUIA COMPLETO 2018] → Psicóloga Jóice Bruxel

Baixe agora o Guia Completo Sobre Psicoterapia [2018]!

Claro, objetivo e no formato de perguntas e respostas.
O e-book é gratuito e baixando AGORA você ganha um bônus especial!

Baixar e-book grátis!


Eu tenho certeza que em algum momento da sua vida você já se deparou com este conflito interno: como dizer não para o outro, sem que este se ofenda e sem parecer que eu estou menosprezando ou invalidando a sua demanda (seja ela qual for) porque simplesmente, não me convém ou não estou afim?

Pode parecer exagero, mas algumas pessoas simplesmente não conseguem se posicionar e preferem inventar várias desculpas a ter que lidar com a verdade.

Eu conheço pessoas que passam a vida inventando desculpas, daquelas mais esfarrapadas mesmo, até nas ocasiões mais banais, porque não conseguem dizer a verdade, sendo que a verdade seria bem mais simples do que ter que articular vários desdobramentos criativos para simplesmente não ter que verbalizar a tão temida palavrinha mágica: “NÃO”!

A questão é: não existe problema algum em dizer não, mas de alguma forma, criamos em nossa cabeça a ideia de que é feio ou constrangedor impor limites ou negar vontades e necessidades alheias que não estão de acordo ou que vão de encontro com as nossas.

Porque você não precisa satisfazer vontades e necessidades que não são suas

Não sejamos mimados: obviamente o mundo não gira em torno de nossas vontades e necessidades, e muitas vezes, precisamos abrir mão delas em prol de outras pessoas, família, filhos, companheiro (a), etc, tudo depende de quem é prioridade para você. As pessoas e os cenários mudam, mas os conflitos são os mesmos (ou pelo menos, muito semelhantes).

Sem dúvida alguma, de vez em quando, é preciso ceder. Nem tudo o que fazemos na vida é legal ou divertido, sacrifícios e esforços são necessários, mas até estes precisam estar alinhados e de acordo com o que acreditamos, com uma finalidade maior visualizada por nós mesmos, e não pelo outro.

Então, o que eu quero dizer é: você precisa aprender a dizer não, quando o que o outro está exigindo ou esperando de você não vai de acordo com o que você acredita, com seus princípios, valores, e até com as suas crenças. Se você precisa se anular, não está certo. Porque você tem voz e deve se fazer ouvido.

mulher dizendo não

Aprender a dizer não e a impor limites é libertador e te dá mais credibilidade

Se você não está com vontade ou disposto a ir a algum evento ou a algum lugar, não vá. Se posicione. Fale a verdade. É um direito seu. Mesmo que o seu melhor amigo esteja esperando por ele há meses, a espera e a vontade de ir é dele, e não sua. Obviamente, como falei acima, você pode ceder, mas se você estiver em um péssimo dia, em péssimas circunstâncias e a sua ida te cause dano, você pode simplesmente dizer a verdade e se recusar.

Dizer não para o outro estabelece uma linha, uma fronteira e acredite, dá credibilidade e inspira confiança. É muito mais fácil confiar em alguém que estabelece limites, porque normalmente esta pessoa também respeita os limites alheios.

Não invente desculpas, você não precisa disso. Diga não quando quiser dizer não, diga sim quando quiser dizer sim. Sem jogos, sem manejos. Se alguém se sentir incomodado com o seu posicionamento, deixe que esta pessoa se resolva com a sua intolerância ou frustração.

Lembre-se: “desculpa esfarrapada” quer dizer, mentira. E quem vive na mentira, vive na ilusão. Lide sempre com a verdade.

Você é (e sempre será) responsável por suas ações e palavras, e não pelo o que as pessoas fazem com elas!

Jóice Bruxel
Psicóloga CRP-08/25350
Gostaria de agendar uma consulta?

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Quero agendar uma consulta!